Início » Blog » Os 6 Melhores Gerenciadores de Senhas em 2020

Os 6 Melhores Gerenciadores de Senhas em 2020

Atualizado em 21/01/2020 por Giordano Berwanger

Está buscando o melhor gerenciador de senhas em 2020? Com as facilidades do Smartphone vieram também algumas preocupações. Uma delas é a necessidade de memorizar um grande número de senhas e códigos. Para auxiliar os usuários a guardar senhas sem ter que confiar puramente na memória – que cá entre nós, pode ser bastante falha – foram criados os melhores gerenciadores de senhas.

Melhores Gerenciadores de Senha 2020

ImagemModeloDescriçãoMelhor Preço
lastpassLastpassMelhor Gerenciador de Senhas GrátisClique para Baixar
1Password1PasswordMelhor Gerenciador de Senhas PagoClique para Baixar
DashlaneDashlaneMelhor Gerenciador de Senhas para WebClique para Baixar
RoboFormRoboFormGerenciador de Senhas Simples e EficazClique para Baixar
KeePass-SafeKeePass Password SafeMelhor Gerenciador de Senhas para Usuários mais ExperientesClique para Baixar
LogMeOnceLogMeOnceGerenciador de Senhas Grátis Lotado de Recursos ExtrasClique para Baixar

Os gerenciadores de senha têm se tornado uma maneira segura de manter em apenas um local todas as suas senhas. Nesse artigo, trazemos para você algumas informações essenciais sobre os gerenciadores de senhas e indicações dos melhores gerenciadores de senha do mercado em 2019. Confira!

Qual a Importância de Usar um dos Melhores Gerenciador de Senhas Hoje em Dia?

Atualmente muitos de nós utilizam uma vasta quantidade de produtos que necessitam de senhas.

Desde e mails, passando por logins de redes sociais, até aplicativos de bancos, todos os aplicativos de uma forma ou de outra envolvem dados pessoais requerem senhas.

  • Aproveite e confira nossas recomendações dos Melhores Navegadores para você utilizar.
  • Para gerenciar suas senhas pessoais ou no trabalho é muito importante que você tenha um bom Notebook.
  • Lembrando que estes gerenciadores de senha são compatíveis com os Melhores Celulares do Mercado.

Contudo, se lembrar de todas as senhas de todos os aplicativos e outros produtos não é uma tarefa fácil.

Há quem possa imaginar que uma solução interessante seria manter apenas uma senha para tudo o que for necessário e assim a tarefa de lembrar de múltiplas senhas se torna lembrar de apenas uma. Mas não é.

Muito pelo contrário. Colocar a mesma senha em todos os programas e dispositivos deixa o usuário extremamente vulnerável.

Outra possível solução poderia ser anotar em um bloco de notas no celular, por exemplo, todas as senhas.

Claramente, também se trata de uma solução muito simplista para um problema que tem potencial de causar grandes estragos.

Em caso de roubo ou perda do celular ou notebook, por exemplo, o bloco de notas poderá dar acesso às suas senhas a qualquer pessoas que porte os dispositivos.

Para evitar esses problemas é que foram criados os gerenciadores de senha. Trata-se de programas capazes de reunir as senhas em uma única aplicação segura contra invasores.

Uma invenção bastante interessante e comemorada pelos usuários, que não precisam mais se deixar expostos e nem mesmo se estressar com senhas que foram esquecidas.

Guia de Compra: Como Escolher o Melhor Gerenciador de Senhas parar Você?

Escolher um gerenciador de senhas é assunto sério. Por isso, ao pesquisar os diferentes gerenciadores de senhas disponíveis no mercado é importante estar atento a diversos fatores.

É muito importante que esses fatores sejam levados em consideração para que a segurança do usuário não seja comprometida. Vamos falar um pouco mais de cada um dos fatores:

Segurança e Criptografia (Autenticação de 2 Fatores)

Definitivamente, o principal ponto a se checar no momento de escolher um dos melhores gerenciadores de senhas é a segurança e a qualidade da criptografia dele.

Lembre-se sempre que você está confiando todas as suas senhas de tudo o que é seu e pode ser acessado digitalmente.

Isso não tem a ver apenas com emails e conta da Netflix, mas também com bancos e permissões para transferências, por exemplo. Assim, a segurança deve necessariamente estar em primeiro lugar.

Sendo assim, um bom gerenciador de senhas precisa usar uma forte criptografia para proteger os dados no computador, no servidor e também durante as movimentações dos dados entre sua máquina e o servidor.

Uma maneira bastante eficiente de aumentar a segurança do gerenciador de senhas é a partir da verificação em duas etapas. Com ela, sempre que alguém tentar acessar os dados será necessário não só a inserção da senha usual mas também de um PIN enviada para o seu Smartphone ou e-mail.

Com essa dupla verificação o acesso fica mais difícil e o gerenciador se torna ainda mais confiável. Atualmente, alguns dispositivos já fazem verificações em três etapas, o que traz ainda mais segurança.

Sincronização entre Plataformas (Multiplataforma: iOS, Windows, Android)

Outro fator muito importante no momento de escolher o seu gerenciador de senhas é a capacidade de sincronização dele.

Isso porque atualmente nós estamos utilizando dispositivos diversos o tempo todo.  Celulares, computadores SmartWatches, todos eles devem ser capazes de acessar o gerenciador em caso de necessidade.

É importante também, verificar se a sincronização tem limite de dispositivos. Em caso negativo esse pode ser um problema.

Se imagine numa situação emergencial onde você precisa acessar o gerenciador mas ele não permite porque o limite de dispositivos já foi utilizados. O ideal seria que o gerenciador não limitasse o número de dispositivos.

Outra sincronização que precisa ser verificada é em relação às plataformas. Gerenciadores de senha com sincronização multiplataformas são excelentes para evitar dores de cabeça quando você troca de dispositivo.

Dessa forma você pode gerenciar suas senhas com dispositivos de diferentes sistemas como Android e iOS sem preocupações.

Compatibilidade

Um bom gerenciador de senhas também precisa ser compatível com o maior número possível de dispositivos.

Para tanto, é necessário que o gerenciador de senhas seja pensado para rodar em qualquer software e qualquer hardware que você esteja usando.

No que diz respeito aos desktops e notebooks, primeiramente com as máquinas e depois com os navegadores dos computadores.

Assim você será capaz de acessar o gerenciador e fazer consultas ou mesmo modificações pelo seu computador.

Quanto mais possibilidades de compatibilidade melhor. No caso dos navegadores, o mínimo que se espera é a compatibilidade do gerenciador de senhas com os navegadores mais utilizados do mercado.

Sendo assim, Safari, Google Chrome, Opera e Firefox precisam estar na lista de navegadores compatíveis com seu gerenciador de senhas.

Por fim, é importante checar também a compatibilidade com os sistemas operacionais utilizados em celulares e tablets.

Caso o gerenciador de senhas seja compatível apenas com um sistema, você estará um pouco limitado e precisará trocar de gerenciador caso troque de sistema operacional.

Facilidade de Uso

A facilidade no uso do gerenciador de senhas também deve ser um fator levado em consideração na hora de escolher o seu.

Uma interface simples e clara faz com que o usuário se sinta confortável para utilizar o gerenciador.

Gerenciadores de senhas com interfaces complexas podem até mesmo passar ao usuário a sensação de insegurança, uma vez que é difícil acessar suas próprias senhas.

Suporte a Recursos Extras (Identificação Biométrica e Facial em Celulares e Notebooks)

Atualmente, até mesmo dispositivos mais populares já trazem a facilidade do uso de verificações via digital ou mesmo reconhecimento facial.

Os gerenciadores que possuem suporte a recursos como esses certamente têm vantagem sobre os que não suportam a digital e o reconhecimento facial.

Os celulares, tablets e notebooks que possuem leitor de digital e câmera para reconhecimento fácil tornam o uso do gerenciador de senhas mais simples e seguro.

Mais simples porque o acesso às informações se torna muito mais fácil. Basta colocar o dedo sobre o leitor de digital ou se colocar em frente a câmera para escaneamento do rosto e pronto, o gerenciador dará o acesso (ou fará a próxima etapa, a depender da quantidade de etapas da verificação).

Já em relação a segurança, não se trata mais de uma senha que poderia, ainda que dificilmente, ser descoberta por outra pessoa.

Agora, a senha está no seu rosto ou nos seus dedos e definitivamente não podem ser copiadas. Assim, a segurança é muito maior quando o gerenciador de senhas suporta esse tipo de tecnologia.

Preço

Com a quantidade de gerenciadores de senhas disponíveis no mercado, é bastante difícil encontrar um preço médio entre eles.

Usualmente eles custam entre 20 e 60 dólares anuais para um único usuário.

Porém, existem uma infinidade de diferentes opções que vão desde o pagamento mensal até o número de usuários do gerenciador de senhas. Todos esses aspectos podem influenciar no preço do produto.

No caso das coberturas familiares, os gerenciadores oferecem bons planos para que 4 a 5 pessoas o utilizem.

Para quem possui a demanda de mais pessoas no mesmo gerenciador de senhas essa pode ser uma excelente opção do ponto de vista do custo benefício.

Existem ainda alguns gerenciadores de senha gratuitos e que são relativamente confiáveis. no caso dos gerenciadores que não exigem pagamento as funções costumam ser limitadas e os incômodos dos anúncios aparecem por toda parte.

Ranking: Qual o Melhor Gerenciador de Senhas em 2020?

Se você entendeu sobre os aspectos acima, certamente já está pronto para escolher o melhor gerenciador de senhas para o seu uso.

Porém, com a quantidade de gerenciadores de senha disponíveis no mercado, certamente essa escolha não é uma tarefa simples.

Para ajudar você na sua escolha, trouxemos os melhores gerenciadores de senhas para você testar e encontrar o seu favorito. Confira a lista abaixo:

Lastpass

1. LastPass

Melhor Gerenciador de Senhas Grátis

Para quem está a procura de um gerenciador de senhas mas ainda não quer investir nele o LastPass é uma ótima Opção.

Trata-se do melhor gerenciador de senhas grátis disponível no mercado. Com ele é possível guardar senhas com altíssima segurança.

De fácil uso, o LastPass é compatível com os navegadores Google Chrome, Safari, Opera, Firefox e Internet Explorer e pode ser usado também em dispositivos iOS e Android.

Ele possui uma sistema de criptografia de alto nível e a verificação de acesso ao gerenciador de senhas acontece em duas etapas. Dessa forma, seus dados ficam ainda mais seguros.

Para completar, o sistema LastPass foi desenhado de modo que a empresa não tem acesso aos dados dos clientes e nem mesmo à senha mestra deles.

Isso acontece pois todo o processo de criptografia é feito diretamente no dispositivo, o que faz com que os dados não precisem passar pelos servidores da LastPass.

Embora existem pacotes pagos individuais, familiares e até mesmo para empresas, a LastPass já entrega um gerenciador de senhas de bastante qualidade a custo zero.

É uma ótima maneira de testar o uso do gerenciador para que, caso surja a necessidade, os planos pagos sejam contratados.

Clique para Baixar o Gerenciador
1Password

2. 1Password

Melhor Gerenciador de Senhas Pago

Para quem busca investir em um gerenciador de senhas funcional e confiável o 1Password certamente é o candidato ideal.

A promessa desse gerenciador é que você precise se lembrar de apenas uma senha (para acessar o gerenciador) que o restante ficará aos cuidados dele.

A grande vantagem do 1Password é que, além das senhas, é possível também guardar anotações e dados aleatórios. Um exemplo disso é a funcionalidade de criar uma carteira com os dados de cartão.

O 1Password pode ser configurado no navegador para utilizar os dados do cartão e fazer o preenchimento automático no momento de uma compra. Assim, além de segurança, o usuário também ganha tempo.

Um recurso interessante do 1Password é o Security Audit. Ele analisa suas senhas e sugere alterações para que elas se tornem mais seguras. Além disso, também é capaz de verificar quando mais de um dispositivo utiliza a mesma senha, sugerindo a troca.

O 1Password é compatível com dispositivos Mac, Android, Windows e Linux. Essa compatibilidade traz uma série de vantagens no uso desse gerenciador de senhas.

Por exemplo a possibilidade de salvar senhas automaticamente ou preencher senhas automaticamente via navegador web.

Quem opta por assinar o 1Password pode escolher entre os pacotes individual, familiar de até 4 pessoas e o pacote para negócios.

Clique para Baixar o Gerenciador
Dashlane

3. Dashlane

Melhor Gerenciador de Senhas para Web

O Dashlane é um excelente gerenciador de senhas para quem precisa mais do gerenciador na Web.

Além das senhas, guarda também dados, anotações e documentos de maneira segura para que só você tenha acesso.

Além de guardar as senhas com extrema segurança, o Dashlane ainda traz recursos extras.

Dentre eles está a Password Changer, um diferencial desse gerenciador quando comparado aos gerenciadores concorrentes.

Trata-se de um recurso capaz de alterar as senhas de todos os serviços diretamente pelo gerenciador, sem precisar pular de site em site fazendo o processo de troca.

O Dashlane oferece planos individuais e comerciais. Cada um deles apresenta recursos específicos para as necessidades de cada usuário.

Clique para Baixar o Gerenciador
RoboForm

4. RoboForm

Gerenciador de Senhas Simples e Eficaz

Se você é do tipo de pessoa que acredita que menos é mais, então esse gerenciador de senhas é para você.

O RoboForm é um gerenciador de senhas capaz de armazenar senhas com segurança. Para acessá-lo é preciso fazer a verificação em duas etapas, que protege ainda mais os dados no gerenciador.

Seu uso é bastante simples e a sua interface se mostra muito amigável para quem quer passar longe de complicações.

Além de guardar as senhas e informações relevantes, o roboform também auxilia o usuário fazendo o preenchimento automático nos sites e gerando senhas completamente aleatórias.

Essas senhas são sugestões para serem usadas nos sites e serviços, de modo que seja mais difícil tê-las roubadas.

O RoboForm é compatível com Windows, Mac, iOS, Android e é suportado por todos os navegadores principais desses sistemas, incluindo o Microsoft Edge.

Clique para Baixar o Gerenciador
KeePass-Password-Safe

5. KeePass Password Safe

Melhor Gerenciador de Senhas para Usuários mais Experientes

O KeePass Password Safe é um gerenciador de senhas muito indicado para quem já utiliza um gerenciador mas quer melhorar o nível de segurança.

A grande vantagem desse gerenciador é que todo o armazenamento é feito localmente. Além disso, é o próprio usuário quem configura a criptografia do gerenciador.

A princípio, ele é mais recomendado para usuários mais experientes uma vez que a interface do KeePass Password Safe não é das mais amigáveis.

Trata-se de um gerenciador de senhas bastante seguro e que vale muito a pena para quem já tem um pouco mais de familiaridade com gerenciamento de senhas e possui conhecimento mais avançados no campo da computação.

É compatível apenas com dispositivos desktop ou notebooks Windows ou Mac.

Clique para Baixar o Gerenciador
LogMeOnce

6. LogMeOnce

Gerenciador de Senhas Grátis Lotado de Recursos Extras

Se você procura mais do que apenas um gerenciador de senhas certamente vai encontrar no LogMeOnce o gerenciador ideal.

Além das funcionalidades básicas de armazenamento de senha, armazenamento de dados e anotações, ele traz diversos outros recursos para facilitar ainda mais a vida do usuário.

Para ter acesso ao gerenciador, é necessário fazer uma autenticação em 2 etapas. O que por si só já aumenta a segurança dos dados armazenados.

Mas se você não é adepto da senha mestra tradicional pode optar pelo acesso via reconhecimento facial ou mesmo via impressão digital.

O LogMeOnce traz outros recursos de segurança que deixam o usuário bastante aliviado. Um desses recursos é a possibilidade de apagar dados remotamente em caso de furto ou roubo de algum dispositivo.

Além disso, é possível bloquear o dispositivo,  localizá-lo via GPS e em caso de perda exibir uma mensagem na tela do celular auxiliando quem encontrou a devolvê-lo.

Clique para Baixar o Gerenciador

Conclusão

Agora que você já sabe como escolher o gerenciador de senhas ideal para você, é hora de começar a procura.

Não deixe de considerar as opções que apresentamos. Os melhores gerenciadores de senhas que selecionamos são opções realmente seguras e recheadas de funcionalidades e facilidades para você.

Sobre o Autor: Elemar Berwanger

Formado em Administração com vários anos de experiencia na área de implantação de sistemas. Co-fundador do Geek360 e Redator Chefe, apaixonado pela tecnologia e buscando sempre ajudar os outros.

2 comentários em “Os 6 Melhores Gerenciadores de Senhas em 2020”

  1. Olá! Estava a procura de algum artigo que abordasse o assunto de gerenciadores de senhas, e esse me ajudou até demais.

    Comecei usando o LastPass – não sei se foi erro, mas no início está escrito “Safari” -, mas fiquei com o pé atrás a medida que fui lendo os comentários sobre ele – me surpreendi por tantos comentários negativos. Devo realmente continuar e utilizar essa ferramenta?

    Responder
    • Olá Joseph!
      Fico contente que tenha gostado do artigo, é sempre bom poder ajudar.
      Quanto ao errinho ali, muito obrigado pelo aviso, já corrigi ele.
      Uso o Lastpass a 4 anos já e nunca me decepcionei com ele, é um excelente gerenciador de senhas e apesar de ter alguns comentários negativos sim (todos acabam tendo no fim das contas), continuo considerando ele como o melhor gerenciador de senhas grátis hoje em dia e recomendo que o use sim, sem dúvidas.
      Abraços e um excelente 2020 para você e sua família!

      Responder
Deixe um comentário