Início » PCs e Notebooks » Notebook Dell é Bom? Análise Completa da Marca em 2020

Notebook Dell é Bom? Análise Completa da Marca em 2020

Atualizado em 21/01/2020 por Giordano Berwanger

Ocupando o primeiro lugar no nosso ranking e liderando as melhores marcas de notebook, a Dell atualmente produz alguns dos melhores notebooks que o dinheiro pode comprar, com um suporte de excelente qualidade e fabricando notebooks para todo tipo de consumidores.

E para começar a nossa análise, vamos falar um pouco sobre a história da Dell e o que levou o surgimento dessa gigante multinacional.

História da Dell: A Visão de um Empreendedor

Em um período aonde ter um computador pessoal era extremamente caro e nem os próprios consumidores sabiam o que queriam nem o que podiam fazer com eles, a Dell surge com uma proposta de revolucionar a sua época com um modelo de negócios inovador.

Em 1984, uma época aonde comprar um computador era algo complicadíssimo e cheio de etapas, o estudante de medicina Michael Saul Dell teve a ideia de empreender e mudar todo esse processo, montando e vendendo seus produtos diretamente ao consumidor.

Incrementando o Processo

Além de facilitar a venda de computadores para muitas pessoas naquela época, a Dell ainda trouxe coisas novas. Os computadores que a loja vendia eram montados do zero de forma a dar para o cliente o computador ideal para atender as necessidades dele.

Para isso, o comprador escolhia as especificações e componentes que o aparelho teria antes de sequer ter o computador em mãos. E esse esquema de vendas a Dell utiliza até hoje, permitindo que você monte o seu computador ou notebook em sua loja da forma que preferir.

Expansão

A partir daí a Dell não parou de crescer – e continua crescendo cada vez mais até hoje em dia – lançando seus próprios laptops e computadores e passando a atender outras regiões como a Europa, Oriente Médio e África.

Dando um salto, vamos falar um pouco sobre as conquistas da marca em 2001. Nesse ano a Dell se torna a maior vendedora de PCs nos Estados Unidos e investe pesado em marketing, de forma a manter a liderança e alcançar novos mercados, partindo para o ramo de acessórios e periféricos como impressoras e projetores.

A Dell no Brasil

A Dell está presente no Brasil desde 1999 e começou primeiramente a operar em Eldorado do Sul com uma fábrica. Mais tarde Hortolândia em São Paulo também ganhou outra filial da empresa aonde tem como foco de produzir os tablets da empresa.

Por que Comprar um Notebook da Dell?

Para avaliar se vale a pena mesmo comprar um notebook da Dell, vamos primeiramente ponderar seus pontos positivos e negativos e após isso, partindo da nota que a marca obteu segundo nossos critérios de avaliação em nosso outro artigo vamos falar um pouco sobre os aspectos analisados e como a marca se saiu em cada um deles.

Pontos Positivos da Dell

Qualidade de Construção

Os notebooks da Dell estão entre os melhores do mundo hoje em dia e não é novidade que eles entregam qualidade premium em seus materiais e acabamento, merecendo bastante destaque e mérito por conta disso.

Suporte

Desde o início a marca sempre teve um apelo especial por dar um suporte de qualidade aos seus clientes e isso não pode ser ignorado na hora de avaliar a marca. Se você precisa de suporte para algum produto, é só falar com eles, sempre tem técnico disponível para resolver os seus problemas.

Linha Gamer mais Acessível

A linha de notebooks gamers da Dell possui um dos melhores custo benefício atualmente, possuindo notebooks a preços relativamente acessíveis, com boa qualidade de construção e desempenho consistente em tarefas mais pesadas.

Pontos Negativos da Dell

Inovação em Marcha Lenta

Apesar de aparecer como um ponto negativo, esse quesito em questão é bem importante de ser discutido. A Dell é uma marca cuidadosa e segura do que faz e portanto, acaba pecando um pouco ao inovar constantemente, apresentando novidades em um ritmo mais lento que suas concorrentes, prevenindo assim erros e problemas que tais “inovações” possam apresentar.

Avaliação da Marca Dell: Nossas Críticas e Sugestões

Seguindo os mesmos aspectos analisados no nosso outro artigo, abaixo vamos deixar a nossa consideração sobre a Dell em cada um desses itens.

Notas dos consumidores (28 pontos): Apesar de estar com uma nota 6.4 no Reclame Aqui, a Dell é uma marca muito bem vista e recomendada pelos seus consumidores, bastando encontrar alguns produtos na internet e ver as avaliações deles. Faz jus a sua nota 28 nesse quesito por se preocupar em atender as reclamações dos consumidores, atendendo a 94.9% (isso na data que escrevo esse artigo: 29/01/19) das reclamações totais.

Suporte técnico (18 pontos): Como já dito em seus pontos positivos, a Dell possui um dos melhores suportes técnicos hoje em dia, sendo bem atenciosos com seus clientes em geral. Merece os seus 18 pontinhos nesse quesito e só não ganha mais pois apesar de ser bom, o suporte não é perfeito, já que encontramos alguns relatos de clientes que tiveram seus pedidos de suporte recusados pela marca sem motivo aparente.

Valor (18 pontos): Com a sua linha de notebooks gamer acessíveis a Dell conquistou os nossos corações e por isso ganhou seus tão esperados 18 pontos nesse quesito, deixando a desejar apenas em notebooks não-gamers de entrada, que acabam não compensando o investimento por serem básicos demais pelo preço.

Design (8 pontos): Apesar do design e da qualidade de construção dos notebooks da Dell serem muito bons e super recomendados por nós, acabam deixando a desejar um pouco por não “pensarem fora da caixa”, ou seja, por manterem sempre o mesmo padrão, com poucas variações no design de seus produtos.

Inovação (7 pontos): Assim como dissemos acima, a marca Dell é muito boa em inovar e sempre acaba apresentando produtos de qualidade muito boas em suas tentativas de inovação, porém, fazem isso em marcha lenta. Por serem uma empresa cuidadosa, a Dell acaba inovando com calma e isso era algo que poderiam mudar, investindo um pouco mais eem suas pesquisas e tentando agilizar ao trazer novidades para seus consumidores.

Garantia (10 pontos): E aqui temos um ponto em que a Dell não deixa a desejar nem um pouco. Se o seu notebook foi enviado para o suporte técnico e estiver dentro da garantia, nem se preocupe com ele pois certamente os técnicos não medirão esforços para consertá-lo e resolver todos os problemas que ele possa ter, seja trocando peças ou até mesmo componentes inteiros do notebook.

Nota Final (89 pontos): A Dell é uma marca muito recomendada e que merece muito destaque tanto no Brasil quanto no resto do mundo, projetando produtos duráveis e de qualidade. Apesar de beirar a perfeição – ou os 100 pontos no nosso caso – ainda é uma marca que pode melhorar em alguns critérios como abaixar o preço de seus modelos de entrada e tentar trazer alguns diferenciais exclusivos para alguns de seus modelos, além de claro, tentar dar uma variada no design de vez em quando.

Ranking: Os Melhores Notebooks da Dell

E é claro que dizendo tudo isso, as nossas recomendações não iriam ficar de fora, não é mesmo? Logo abaixo você encontra os melhores notebooks da Dell para você escolher o produto certo e não se decepcionar depois. Confere aí.

Notebooks Top de Linha da Dell

Os Top de Linha da Dell são recomendados por nós para trabalho, faculdade, jogos ocasionais e até projetos pesados, além de edição de imagens e de vídeos.

Melhore Notebooks Gamers da Dell

A linha gamer de notebooks da Dell é muito ampla e potente, sendo utilizados tanto por amadores quanto profissionais. A nova linha de notebooks gamer Dell G3, G5 e G7 fez – e ainda faz – um grande sucesso entre os gamers de plantão por se parecerem com notebooks mais casuais, sem toda a extravagância que outros modelos gamers possuem.

Melhores Notebooks Custo Benefício da Dell

E por fim, se você busca um bom notebook com custo benefício, que consiga rodar alguns jogos, tenha bom desempenho em tarefas do dia a dia, além de claro, durar uns bons anos, as nossas indicações são as seguintes.

Sobre o Autor: Giordano Berwanger

Estudante de Engenharia de Computação que convive e aprende cada dia mais com a tecnologia, adora ajudar os outros e está sempre tentando dar o melhor de si. Co-fundador do Geek360 e programador, que acima de tudo, é apaixonado pelo que faz.

11 comentários em “Notebook Dell é Bom? Análise Completa da Marca em 2020”

  1. Estou com um Notebook Dell a apenas uma semana e já está travando tudo. Já comprei 4 notebooks Dell, mas os dois últimos já deu vontade de quebrar. Será que tudo que é produzido no Brasil é de péssima qualidade. Antes de fazerem essas porcarias BÁSICAS vão aprender primeiro. Notebook da Dell só presta se vc puder pagar a partir de 5000,00 reais. Os básicos só de for pra jogar fora. Falo com conhecimento de causa!

    Responder
    • Olá Jailson!
      Que modelo que você comprou? No local onde fiz estágio da faculdade também vi alguns modelos que apresentaram travamentos pouco tempo após a aquisição e chegamos a duas possíveis conclusões: incompatibilidade na memória RAM ou problema com o lote do notebook. E assim como disse para o Fernando, também concordo contigo, os notebooks mais caros da Dell são de melhor qualidade mesmo, não tem como negar isso.
      Mas de qualquer forma, gostaria de te agradecer por compartilhara sua situação conosco e também te recomendar a entrar em contato com o suporte deles, já vi vários casos que bastou um contato inicial com eles e que foram resolvidos até mesmo com a troca completa do notebook.
      Abraço!

      Responder
      • Olá Lagartixa!
        Teve experiências negativas com a marca? Sinta-se a vontade para contar mais sobre o seu relato caso desejar.
        Abraço!

        Responder
  2. Tenho um Dell Inspiron 1453, que em poucos meses a bateria apresentou problemas. Além da bateria, depois de realizada a migração para o windows 10, ele ficou no status da tela da morte, com um apito ensurdecedor . Depois de formatado, ele não funciona no windows 10, somente no 8. Essa série de problemas apresentados pelo meu notebook, soma-se à dificuldade de um atendimento in loco, uma vez que mesmo que o atendimento seja bem estruturado, não tem a mesma eficiência de um atendimento presencial, realizada em uma empresa autorizada ou credenciada.Outras marcas renomadas no mercado, também oferecem suporte remoto qualificado, mas oferecem grande rede de física de prestação, especialmente em cidades menores.

    Responder
    • Olá José!
      Caramba, que situação hein. Chegou a utilizar o notebook por quanto tempo até ele apresentar problemas?
      E realmente, já tive conhecimento de outros casos parecidos com o seu, mas que (felizmente) após uma reclamação mais formal feita na página do Reclame Aqui da Dell, tais problemas foram solucionados.
      Acho que vale a tentativa.
      Abração e obrigado por compartilhar sua experiência conosco!

      Responder
  3. Também sou decepcionada com notebook Dell. Comprei um inspiron pois sempre ouvi muitos elogios e queria um computador que durasse 4 anos sem problema (como todos os outros que tive de marcas mais baratas).
    Pagar 4 mil um em notebook e ter problema no teclado não faz sentido nenhum.
    Fujam da Dell! Conheço pelo menos 4 computadores igual ao meu que tiveram o mesmo problema.

    Responder
  4. Também tive problemas com a Dell. Eu não recomendo. Talvez os notebooks mais caros sejam bons, mas o que eu comprei por 3500 foi construído com um plástico de baixa qualidade que logo quebrou perto da dobradiça. Fora que o note tinha saída de ar bem ruim, ele esquentava demais. E também começou a travar muito. E o suporte da Dell não soube identificar os problemas. Sugeriram formatar e etc, por 900 reais. Mas foi bom como experiência, agora sei escolher melhor os notebooks. Comprei um mais barato e bem melhor (por 2700, da Acer), mas talvez pelo fato que em 3 anos os processadores evoluíram bastante. De qualquer forma, o custo benefício passa longe da Dell.

    Responder
    • Olá Fernando!
      Já ouvi vários relatos como o seu, reclamando da qualidade dos notebooks intermediários da Dell e em partes concordo com você, eles deviam caprichar um pouco mais na qualidade de construção desses intermediários. Quanto ao suporte, acredito que você tenha dado azar mesmo pois dos casos do suporte deles que já acompanhei, todos foram muito bem resolvidos, até mesmo com troca de peças gratuitamente caso necessário.
      E como você questionou, devo parabenizar a Dell pela qualidade premium dos seus notebooks mais caros como os da linha gamer por exemplo. São notebooks todos construídos em metal e com cuidados nos mínimos detalhes, não tenho reclamações quanto a isso.
      De qualquer forma agradeço o seu comentário por aqui, é sempre muito bom acompanhar a experiência de cada um com a empresa em questão.
      Abraços!

      Responder
  5. Discordo de alguns dos seus comentários. Já trabalhei com diversas marcas de notebook, neste ano comprei um Dell na faixa dos R$ 5000,00 e de longo foi o pior PC que já tive. Em menos de um ano já começou a apresentar diversos problemas, tive que formatar e trocar o HD. Entanto meu Acer de R$1.200,00 durou muito bem 6 anos o meu Dell de R$ 5.000,00 não durou bem nem um ano.

    Responder
    • Olá Helder!
      Já fui informado por outras pessoas que também comentaram que tiveram problemas semelhantes com a Dell. Infelizmente problemas assim são encontrados com todas as marcas e acredito que seja devido a algum descuido ou problema interno na fabricação dos notebooks por parte da fabricante.
      Como disse, já tinha conhecimento de outros casos assim mas tentei abordar de forma “mais geral” toda a análise da marca pois assim como sei de alguns que tiveram problemas, sei de muitos outros que falam super bem da marca e afirmam que não trocam a Dell por nada.
      Muito obrigado por compartilhar sua experiência por aqui, certamente vai ser útil para muita gente.
      Abraços e um bom fim de semana para você e sua família!

      Responder
Deixe um comentário