Início » Computador » Qual a Melhor Marca de Notebook em 2020? [Ranking]

Qual a Melhor Marca de Notebook em 2020? [Ranking]

Quando você procura por um notebook, a marca dele deve ter um peso tão grande quanto o hardware e os benefícios. Com isso em mente, o Geek360 procurou fontes pela internet para decidir quais as melhores e piores marcas de 2020.

A partir de diversas informações, principalmente de sites como LaptopMag, PCMag, DigitalTrends e TechRadar, junto com informações de cada marca e experiências da equipe do Geek360, separamos alguns tópicos como design, performance, suporte, valor, garantia, notas dos consumidores e inovação, demos nota para cada um desses tópicos e chegamos as 9 Melhores Marcas de Notebooks de 2020.

Melhores Marcas de Notebook 2020

Observação Importante

Ainda faltam várias marcas nesse ranking, e isso pode ter acontecido por alguns motivos. O principal deles é a falta de informações e dificuldade para nossa equipe coletar os dados, então ainda estamos procurando informações e aguardando respostas de usuários. Outro motivo frequente é de uma marca ser subsidiária de outra.

Critérios de Avaliação ao Escolher as Melhores Marcas de Notebook

Cada empresa recebeu uma nota de 0 a 100 pontos. Esses pontos foram distribuidos em 6 categorias: design, suporte, valor, garantia, notas dos consumidores e inovação. Para ficar mais fácil entender, vamos explicar um por um desses critérios

Notas dos consumidores (30 pontos): O aspecto mais importante de um produto de uma marca é a qualidade dele. Para determinar uma nota nesse critério, decidimos utilizar as notas dos consumidores para os melhores modelos de notebook da marca, que estão a venda no varejo brasileiro, dentro do período de 1 ano.

Suporte técnico (20 pontos): Todo mundo, mais cedo ou mais tarde, vai ter algum probleminha com seu notebook. E quem não é power user vai precisar ter um bom suporte técnico da marca. Nesse critério é testado e avaliado o suporte que uma marca oferece via telefone, email e redes sociais. Avaliamos o tempo de resposta e tempo de concerto das marcas. Como esse é um ponto muito importante, pretendemos fazer um artigo falando exclusivamente disso.

Valor (20 pontos): será que as marcas se preparam para atender o mercado todo ou será que elas focam em um ou outro nicho de consumidores? Será que as maquinas das melhores marcas de notebooks apresentam um bom custo-beneficio? Esses são apenas 2 das perguntas que fizemos a nós mesmo para avaliar cada marca.

Design (10 pontos): quem não julga um notebook pela capa? O design é algo importante sim, não apenas visualmente, mas aqui também entra detalhes como o quão fino um notebook consegue ser com seu hardware, a qualidade e rigidez do material utilizado e, claro, quão bonito ele é. Essa nota foi dada pela nossa equipe, que já tem a experiencia de avaliar os melhores notebooks do mercado.

Inovação (10 pontos): nesse critério analisamos os últimos e melhores notebooks de cada marca, analisando o impacto que cada detalhe inovador em um produto traz tanto para o consumidor quanto para o mercado em si.

Garantia (10 pontos): assim como o suporte técnico, esse ponto é crucial, mas existe diferença entre os dois. No caso da garantia, procuramos saber se as marcas estavam seguras o suficiente de dar uma garantia prolongada para cada produto. E na garantia, uma marca deve atender, concertar, e até mesmo trocar um notebook por inteiro se precisar, sem custo algum.

Ranking: As Melhores Marcas de Notebook

Melhor Marca de Notebook do Brasil

1. Dell

A Melhor das Marcas de Notebook do Brasil

O trabalho da Dell no mercado brasileiro cresceu significativamente nos últimos anos, e recentemente melhorou tanto que não tem melhor nome do que esse para representar a melhor marca de notebook do Brasil.

No geral os notebooks possuem um bom visual, principalmente a nova linha gamer, que foi remodelada e dominou o ranking do geek360 de melhor notebook gamer e melhor notebook gamer custo beneficio. As máquinas são poderosas e a linha XPS também está aqui no geek360 como melhor notebook para trabalho e alguns modelos também estão presentes na lista de melhores notebooks custo benefício. Quantas posições boas hein.

O suporte é excelente. Pela internet você pode encontrar diversas opiniões positivas sobre a marca, principalmente com relatos de suporte tecnico presencial no mesmo dia da reclamação e até mesmo substituição de produto depois de quase 1 ano de uso. (!)

Confira alguns dos modelos da marca que recomendamos aqui pelo geek360:

2. Apple

Seria a Melhor, se Não Fosse Tão Cara

Os Macbook Pros da apple são realmente impressionantes. O acabamento e o design fino e elegante garantem um ótimo design a esses produtos e a performance deles com o SO da apple garante uma performance incrível, muito superior até mesmo a notebooks com configurações superiores que rodam windows.

Na parte de edição de vídeo e fotos eles tiram de letra. Algumas maquinas da apple de 2012, e até mais antigas, conseguem editar vídeos em 4k mais rápido que notebooks windows de última geração. Além disso, o tempo de víde útil e de atualizações de um macbook é muito maior que um notebook normal.

Uma pesquisa interessante que encontramos é a da consumer reports, que mostrou que os Macbooks da apple quebram muito menos que os notebooks da concorrência, veja no gráfico:

melhor marca de notebook durável
Gráfico retirado do canal escolha segura

Apesar de realmente ser uma das melhores marcas de notebook, infelizmente os preços da apple aqui no Brasil são para poucos. A média de preço de macbooks de ultima geração fica em torno dos 14 mil, e os mais antigos você até consegue encontrar por valores em torno de 6 ou 7 mil. Usado e antigo talvez você encontre mais barato.

3. Acer

A Melhor Marca de Notebook Custo Benefício

A Acer é extremamente popular no mercado brasileiro, e podemos afirmar que isso se da pela relação custo beneficio que ela apresenta, em todos os nichos que trabalha. Além disso, seu suporte brasileiro, com sede em São Paulo, é eficiente e rápido. Nas experiencias que tivemos com o geek360 fomos atendidos com agilidade e os problemas foram resolvidos, tudo dentro da garantia sem custar 1 centavo.

4. Lenovo

Boa para Trabalho

Lenovo yoga book

Os Notebooks da Lenovo tendem a seguir o modelo padrão de notebook, sem muita novidade. Em compensação eles são construídos para serem mais duráveis que a média. O seu modelo IdeaPad é recomendado entre os nossos melhores notebooks custo beneficio e o Lenovo yoga book é um ótimo exemplo de inovação na área.

5. Asus

Inovação e Preço bom

Essa é uma das marcas mais inovadores que temos hoje no mercado de notebook. A ASUS é responsável por projetos high end como notebooks com watercooling e notebooks gamer fora do comum. Embora esses notebooks ainda não estão disponíveis para nós, meros mortais brasileiros, os notebooks que a marca vende no Brasil são interessantes.

6. Samsung

Design Elegante

A Samsung é outra gigante da área de tecnologia que está no nicho de notebooks. Mas aqui eles não fazem tanto sucesso quanto fazem nas TVs, por exemplo. Na série gamer, o modelo Odyssey, apensar de ter um design bom, não foi muito bem projetado e em horas de jogo são o suficiente para torrar seus dedos no teclado que chega a mais de 40 graus. Seu forte mesmo fica com o design dos notebooks.

7. HP

A HP está a anos no mercado, e eles possuem notebooks incríveis: no exterior. Aqui no Brasil a marca apresenta poucos modelos que são capazes de lidar com a concorrência. Nós realmente gostaríamos de testar modelos mais avançados da marca, quem sabe algum dia os melhores notebooks da hp chegam em território brasileiro.

8. MSI

Boa Performance e Bom Preço, Mas de Resto…

Os Notebooks da MSI são ótimos, principalmente a linha gamer. Eles apresentam uam boa performance por um ótimo preço, entrando na linha dos melhores notebooks custo-benefício. Mas quando juntamos todos os outros critérios a marca despenca.

Seus notebooks não são dos mais bonitos nem possuem uma construção muito sólida. O suporte da marca aqui no Brasil também não é muito forte, nem a garantia. Mas, se você não se preocupa com isso e está procurando apenas um notebook com uma boa performance em um bom preço, as maquinas da MSI podem ser para você.

9. Positivo

A Brasileira que Não Compensa

A Positivo tem sede em curitiba, é a maior fabricante de computadores da américa latina e a décima maior do mundo. Mas como?

A marca apresenta um pós venda ótimo e seus notebooks no varejo apresentam notas melhores que a maioria dos concorrentes. Além disso, no reclame aqui é a marca dessa lista que tem a maior quantidade de reclamações atendidas.

O problema deles está nas máquinas que produzem. Os preços são bons, mas elas estão anos luz atrás da concorrência, tanto em em design e inovação quanto em performance. Raramente aparece um ou outro notebook bom que vale a pena recomendar, mas isso não explicar a popularidade da marca em território nacional. Seria excelente termos notebooks competitivos produzidos em território nacional, mas convenhamos que isso vai demorar um bom tempo ainda.

Conclusão

Essa foi uma breve pesquisa das marcas de notebook aqui do Brasil. Ao longo do tempo queremos melhorar nossa base de dados e realizar mais testes e enquetes com os consumidores de tecnologia. Assim, sempre conseguiremos te ajudar a escolher o melhor produto para as suas necessidades.

Sobre o Autor: Giordano Berwanger

Estudante de Engenharia de Computação que convive e aprende cada dia mais com a tecnologia, adora ajudar os outros e está sempre tentando dar o melhor de si. Co-fundador do Geek360 e programador, que acima de tudo, é apaixonado pelo que faz.

6 comentários em “Qual a Melhor Marca de Notebook em 2020? [Ranking]”

  1. Excelente esse post ! Seu artigo veio corroborar diretamente o que senti na pele, comprando um notebook da “Positivo” , que de positivo não tem é nada !

    Só tenho um notebook em casa, DELL INSPIRON N4030 i3 – 4 GB RAM – Data do BIOS 23/03/2011 – Fabricação Intel(R) Core(TM) i3 CPU M 380 @ 2.53GHz
    Velocidade do relógio 2,5Ghz
    Tamanho do cache L2 512

    Inventei de comprar um Positivo Motion SSD 32 GB 4GB Ram, minha filha só conseguiu usar 2 dias! O Windows deu pau ! Nem o Suporte da Positivo conseguiu restaurar. Devolvi o notebook. Vou comprar outro Dell ou Lenovo.

    Responder
    • Olá Ribeiro!
      Infelizmente é a realidade que vivemos hoje, com empresas brasileiras grandes e com potencial como a Lenovo deixando a desejar em todos os aspectos e perdendo possíveis clientes a toda hora. Acredito que o maior ponto de venda deles hoje em dia seja para escolas mesmo, pois é até raro ver pessoas por aí usando notebooks da marca deles.
      Abraços e agradeço pelas palavras, é sempre bom ver que nosso trabalho está ajudando as pessoas!

      Responder
  2. Em compensacao a Sony é a assistência técnica mais vagabunda do mundo! Não recomendo a ninguém! Pifou, já era! É sÓ achaque! Um absurdo!

    Responder
    • Boa tarde Emílio, obrigado pelo seu comentário. Então, esse artigo ainda está em construção e foi publicado apenas com as marcas que já conseguimos coletar as informações. No caso da Avell ainda não temos muita coisa, principalmente no quesito suporte e garantia. Por via das dúvidas vou adicionar um parágrafo no artigo citando as marcas que ainda estamos avaliando. 🙂

      Responder
Deixe um comentário