Review Creality Sermoon V1

A Creality Sermoon V1 chega ao mercado como uma impressora 3D fechada que tem a desafiadora proposta de sair da caixa pronta para uso, sem exigir nivelamento nem configurações adicionais.

Literalmente, a ideia é tirar a impressora caixa e começar a imprimir. Mas será que a impressora cumpre com a promessa de ser fácil de usar e ter boa qualidade de impressão?

Utilizamos a impressora por mais de 145 horas e vamos te contar nossa experiência com a impressora em nossa review completa da Creality Sermoon V1 nas próximas linhas.

Review Creality Sermoon V1

Creality Sermoon V1

R$ 2.129,12

Compre na Amazon

Pontos Positivos

  • Vem pronta para imprimir
  • Excelente opção para iniciantes
  • Boa qualidade de impressão
  • Suporte a impressão WIFI

Pontos Negativos

  • Nivelamento não é automático
  • Relativamente cara
  • Volume de impressão pequeno
  • Suporte de filamento não é compatível com todos os carretéis

Veredito Final

A Sermoon V1 é uma excelente impressora para iniciantes ou pessoas que tiveram pouco ou nenhum contato com impressão 3D. Esse modelo vem completamente montado e nivelado direto da fábrica e o seu ponto mais negativo fica com relação ao seu volume de impressão pequeno, mas se o seu foco não for imprimir peças grandes ou se esse for seu primeiro contato com impressão 3D, a Creality Sermoon V1 é uma ótima opção para você.

Um Panorama Geral

Visao-Geral-sobre-a-Creality-Sermoon-V1

A Creality é uma fabricante chinesa de impressoras 3D e tem vários modelos que são referência tanto no mercado nacional quanto internacional.

A Ender 3 é uma das queridinhas do público e aqui no Brasil é uma das impressoras mais indicadas para quem está iniciando na impressão 3D.

Diferente do que muita gente pensa, as impressoras 3D não tem um funcionamento tão “fácil” quanto as impressoras jato de tinta por exemplo.

Muitas impressoras requerem além de uma montagem inicial do produto, um nivelamento e um passo a passo para configurar a impressora antes de efetivamente conseguirem imprimir algo.

Esse processo inicial apesar de não ser algo impossível de fazer, exige uma certa dedicação para aprender e tem uma curva de aprendizado até começar a pegar o jeito da coisa, o que pode desencorajar algumas pessoas durante essa etapa.

É aí que entra a Creality Sermoon V1: ela é uma impressora que vem com a proposta de pular essa etapa inicial.

A ideia dela é que você tire a impressora da caixa e já saia imprimindo modelos sem precisar de regulagens adicionais nem nivelamento da mesa.

Devido a esse nível de facilidade de uso, essa impressora é excelente tanto para iniciantes quanto para quem já tem experiência utilizando esses equipamentos.

Mas para conhecer mais detalhes sobre a Creality Sermoon V1, nada melhor que começar apresentando suas especificações técnicas.

Especificações Técnicas da Creality Sermoon V1

Tecnologia de impressãoFDM
Tamanho da impressora400 x 380 x 430 mm
Área de impressão175 x 175 x 165 mm
Materiais compatíveisPLA, PETG e ABS
ExtrusoraSprite Direct Drive
Diâmetro do bico0,4 mm
Sensor de interrupção de filamento Sim
Temperatura máximaHotend: 250º C
Mesa: 80º C
ConectividadeWiFi e Cartão SD
Mais detalhesVer especificações completas da Sermoon V1

O que vem na caixa?

Mesmo para uma impressora relativamente pequena, a caixa da Sermoon V1 mede 485 x 465 x 526 mm e pesa cerca de 15 Kg.

Dentro da caixa temos além da impressora Sermoon V1, tudo que precisamos para utilizar, configurar e dar manutenção a ela, incluíndo:

  • Alicate de corte
  • Tubo de cola bastão
  • Folha de nivelamento
  • Bico extrusora sobressalente (ou nozzle)
  • Limpador para o bico
  • Cartão SD com adaptador USB (em formato de pendrive)
  • Pequeno carretel de PLA na cor branca
  • Chaves Allen para dar manutenção
  • Cabo de energia
  • Guia rápido de uso

Além disso, dentro do cartão de memória ainda temos:

  • O instalador do Creality Slicer
  • 6 modelos prontos (já fatiados)
  • vídeos de Unboxing da impressora
  • Alguns tutoriais ensinando a utilizar o nivelamento automático da impressora
  • Manual da impressora em 9 diferentes línguas.

Montagem da Creality Sermoon V1

Embalagem-Creality-Sermoon-V1-3

A embalagem da Creality Sermoon V1 é bastante simples em sua caixa parda, mas a impressora vem bem protegida, com uma camada espessa de papelão em cima e embaixo, além de vir cercada por uma camada generosa de almofadas de ar (mais robustas que o tradicional papel bolha).

Embalagem-2-Creality-Sermoon-V1

É interessante comentar que essas “almofadas de ar” são mais fáceis de se reciclar em relação às espumas convencionais.

E o mais importante e o grande ponto de destaque desse modelo é que ao abrir a embalagem você encontra o equipamento completamente montado e pronto para uso.

O único trabalho que tivemos ter antes de utilizar a impressora foi o de remover as abraçadeiras e proteções que evitam que o dispositivo se movimentasse durante o transporte.

Design e Características

A Creality Sermoon V1 é sem dúvidas uma impressora muito bonita e combina facilmente com qualquer tipo de ambiente.

Estrutura da Sermoon V1

Design-e-Construcao-Sermoon-v1

O design dela é completamente fechado, mas isso não quer dizer que você não consiga ver suas impressões em andamento.

A impressora é confeccionada quase inteiramente em plástico nas cores branco e cinza com partes transparentes em acrílico, que apesar de ser um bom material para esse fim, acaba riscando muito facilmente.

O design fechado da impressora trás junto alguns benefícios interessantes como uma segurança mais reforçada no uso, a possibilidade de se imprimir utilizando materiais mais sensíveis ao ambiente, uma melhora considerável em algumas impressões e por último mas não menos importante, com uma redução significativa no ruído do equipamento.

Estrutura-1-Sermoon-V1

Na parte frontal, a impressora conta com uma porta transparente com trava magnética, slot para cartão SD e uma tela touchscreen de 4.3 polegadas. É por meio desse display que você controla as funcionalidades da impressora.

LEDs-da-Creality-Sermoon-V1

Logo acima da porta, temos uma fita com 6 LEDs brancos que podem ser ligados para ajudar iluminar as suas impressões. Acreditamos que esse recurso deveria obrigatoriamente estar presente em todas as impressoras 3D.

Tampa-transparente-da-Sermoon-V1

Na parte superior, temos uma tampa transparente removível, o que facilita bastante tanto a manutenção quanto para acompanhar suas impressões de cima.

Inclusive, no caso de impressões com PLA é possível até deixar a impressora sem essa tampa superior (a menos que você queira evitar o ruído, claro).

Em sua lateral esquerda da Sermoon V1, temos uma parte totalmente transparente enquanto na lateral direita temos o porta carretel ou suporte de filamento, que é dobrável e projetado para ser realmente muito eficiente e prático de se utilizar.

Suporte-de-carretel-Sermoon-V1

Apesar de realmente ser um suporte bem estável e compacto quando fechado, tivemos problemas com ele referente ao seu tamanho, mas comentaremos sobre isso mais adiante.

Seletor-de-voltagem-e-botao-de-ligar-CSV1

E por fim, na parte de trás da impressora 3D Creality Sermoon ficam localizados o seletor de voltagem, interruptor de alimentação e conector do cabo de alimentação.

É extremamente importante lembrar de mover o seletor de voltagem para o lado adequado para não correr o risco de danificar o aparelho.

Mesa de Impressão

Mesa-de-impressao-Creality-Sermoon-V1

A Creality Sermoon V1 vem com uma mesa de impressão flexível e magnética que teve adesão boa com todos os tipos de filamentos que testamos por aqui, mas caso sinta necessidade, pode utilizar a cola bastão (que vem na caixa) para aprimorar ainda mais a adesão da mesa.

Além disso, como ela é flexível, a possibilidade de dobrar a mesa auxilia bastante na hora de remover algumas impressões mais difíceis.

Essa impressora utiliza o padrão CoreXY, o que indica que o extrusor se movimenta nos eixos X e Y enquanto a mesa se movimenta para cima e para baixo, no eixo Z.

Estrutura-CoreXY-da-nova-Creality-Sermoon-V1

Ao contrário do que outros modelos adotam no mercado e do que gostaríamos de ver aqui, a Sermoon V1 tem sua mesa apenas presa do lado direito, o que pode prejudicar a precisão da mesa em algumas impressões maiores.

Pela faixa de preço do modelo, esperávamos ver um eixo duplo para movimentar a mesa de impressão pois isso deixa a mesa mais estável e livre de oscilações que podem prejudicar o seu modelo durante a impressão.

A temperatura máxima de aquecimento da mesa é de 80ºC, o que para muitos é considerada baixa demais para filamentos do tipo ABS, mas em nossos testes não tivemos problema algum e conseguimos fazer várias impressões utilizando tal filamento.

Isso porque como a Creality Sermoon V1 é uma impressora fechada, é capaz de reter o calor dentro da cabine e manter uma temperatura mais uniforme internamente, o que favorece a utilização de filamentos como o ABS, que é mais sensível a variações térmicas.

Extrusor e Hot End

Extrusor-sprite-da-Creality Sermoon V1

A fabricante fez um excelente trabalho colocando a nova extrusora Creality Sprite na Sermoon V1. O método de extrusão direta ajuda a impressora a operar de uma forma mais silenciosa e permitindo que se aplique mais força ao filamento, assim aumentando consideravelmente a precisão de retração e alimentação.

Por outro lado, essa precisão extra vem com um porém: o peso extra, que pode prejudicar a velocidade de impressão.

Novamente indo ao contrário da maioria mas dessa vez acertando em cheio, a Sermoon V1 puxa o filamento ao invés de empurrá-lo.

Caminho-do-filamento-Creality-Sermoon-V1

Isso porque o carretel de filamento fica localizado na parte externa da impressora e como ele acaba não entrando em contato direto com nenhuma parte aquecida, é um ponto bem positivo para evitar problemas e ganhar uns pontinhos no quesito manutenção.

A temperatura máxima do hotend é de 250ºC, o que é suficiente para permitir que a impressora trabalhe utilizando filamentos como PLA, ABS, PETG e até TPU.

Como comentamos, a velocidade de impressão é um ponto que pode ser prejudicado pela nova e mais pesada extrusora dessa impressora.

De todo modo, utilizamos a impressora com uma velocidade de impressão de 50 mm/s e obtemos ótimo detalhamento nas peças impressas.

Mas caso queira, com essa extrusora pode fazer impressões tranquilamente em até 65mm/s, perdendo um pouco de qualidade no processo.

Tela e Software de Impressora

Tela-Touch-da-Creality-Sermoon-V1

Em sua tela sensível ao toque com um tamanho bom (4.3″), a Sermoon V1 te permite acessar todas as funcionalidades de forma fácil e rápida.

O funcionamento da tela é muito bom e o display colorido responde bem aos toques. O que deixa a desejar nesse quesito é o software da impressora, que apesar de super funcional e fácil de usar, peca em apresentar dados para usuários mais avançados.

Com o sistema você pode controlar o funcionamento das ventoinhas da carcaça, alterar a temperatura da mesa e do hotend, ligar as luzes LED de dentro da impressora, fazer trocas de filamento, movimentar o extrusor, alternar entre várias opções de idiomas…. e é isso.

Claro, essas informações são mais do que suficientes para operar a Sermoon V1 com maestria, mas sentimos falta de mais detalhes, como por exemplo: a posição em tempo real do hotend durante uma impressão e até quem sabe o tempo restante para acabar uma impressão.

São pequenos detalhes, mas que prejudicam um pouco a experiência de se utilizar a impressora.

Um outro recurso que ainda não tínhamos tido contato por aqui foi um pequeno ícone de relóginho no canto inferior direito da Sermoon V1. Nele fica indicado a quantia de horas que você já vem utilizando o seu dispositivo.

É algo tão simples que chega até a ser bobinho, mas é interessante saber por quantas horas a sua impressora já foi utilizada.

Nivelamento

Creality-Sermoon-V1-Nivelamento

Antes mesmo da impressora chegar para nós, já tínhamos feito o dever de casa e ficamos bem contentes com o fato da Creality anunciar a Sermoon V1 com um mecanismo de nivelamento automático.

A surpresa foi quando vimos a folha para fazer o nivelamento inclusa na caixa.

A partir daí já começamos a desconfiar do tal do “nivelamento automático”, pois se o processo for mesmo automático como é o esperado, qual o motivo de enviarem uma folha para auxiliar justo nesse processo? É aí que as coisas ficaram um pouco estranhas.

A verdade é que a Creality Sermoon V1 não tem nivelamento automático, ela tem nivelamento semi-automático.

Em outras palavras, não é um processo onde a impressora se nivela sozinha, ela apenas auxilia o usuário por meio de uma rotina a fazer o nivelamento da impressora.

Você pode acessar o “nivelamento automático” através do menu Ajustes > Nivelamento automático. A partir daí, a impressora vai elevar a mesa até o topo e utilizando os controles no display, você ajusta a distância entre o bico e a mesa.

Como-nivelar-a-mesa-2-Creality-Sermoon-V1

Até aí sem novidades, basta você utilizar a folha de nivelamento para te auxiliar e quando o bico do hotend encostar levemente na folha, pronto, essa etapa está nivelada e você pode clicar em salvar. Aí será levado para o próximo ponto e fará o nivelamento novamente.

Ao todo, são 5 pontos para nivelar na mesa e após você passar por todos os estágios, não é possível voltar atrás para conferir como está o nivelamento da mesa.

Como-nivelar-a-mesa-da-Creality-Sermoon-V1

E é aí que reside o maior problema desse nivelamento semi-automático: isso porque geralmente ao nivelar a mesa de forma manual, sempre voltamos duas ou três vezes em pontos que já nivelamos para checar e conferir que está tudo em ordem, coisa que o nivelamento semi-automático dessa impressora não faz.

Caso tenha algum problema com o seu nivelamento, terá que voltar e começar ele todo do zero novamente.

Mas não podemos deixar de comentar de algo que nos deixou bem surpresos: o pré-nivelamento de fábrica. A Creality anuncia que a impressora vem nivelada da fábrica e que basta ligar e imprimir e isso é mais que verdade.

A impressora chegou com um nivelamento adequado e foi possível imprimir várias peças tranquilamente. Isso nos fez ficar questionando o motivo de outras fabricantes não fazerem o mesmo, então, palmas para a Creality trazendo mais uma vez recursos realmente úteis para os usuários finais.

Conectividade: Cartão SD e Wi-Fi para Impressão Remota

Aplicativo-Creality-Cloud-Sermoon-V1

A Creality Sermoon V1 conta com duas formas principais no quesito conectividade: através do WiFi ou do cartão SD.

Através do WiFi é possível enviar modelos para impressão remotamente utilizando o aplicativo Creality Cloud, onde você pode escolher modelos 3D gratuitos e pagos da plataforma, fatiar eles e enviar para a impressora.

O fatiamento dos modelos através do Cloud Slicing é bem primitivo e não permite grandes modificações, mas é claramente um recurso inicial e que deve ser aprimorado no futuro.

Esta não é uma tecnologia inédita de impressão e inclusive já vimos esse mesmo recurso funcionando na Creality Ender 2 Pro, mas é sem dúvidas interessante acompanhar a evolução dessa funcionalidade com o avanço dos modelos da Creality.

De todo modo, por aqui nós somos mais tradicionais, preferimos utilizar o método do bom e velho cartão SD: é mais rápido, mais fácil e mais seguro.

Basta fatiar os modelos no seu computador utilizando o software que preferir e então enviá-los para o cartão SD, que será plugado na impressora.

Dentre os fatiados compatíveis com a Creality Sermoon V1, temos:

  • Creality Slicer
  • Cura
  • Prusa

Usabilidade

Imprimindo-na-Creality-Sermoon-V1

Após utilizar a impressora por mais de 145 horas atestamos que a qualidade de impressão realmente é muito boa, conseguimos resultados excelentes em várias peças impressas que vamos mostrar mais adiante.

A usabilidade da impressora também favorece a compra para iniciantes no ramo da impressão 3D, já que é super fácil e simples de se utilizar. Sem firulas, é realmente uma impressora direta ao ponto!

Presente no cartão SD que acompanha a impressora, a Creality enviou junto 6 modelos já pré-fatiados para você plugar o cartão e começar a imprimir.

Além disso, gostaríamos de fazer alguns comentários sobre alguns detalhes mais técnicos da Sermoon V1.

Tempo de Aquecimento

A começar pelo tempo de aquecimento tanto do Hotend quanto da plataforma de impressão.

Nada impressionante nesses critérios mas achamos que o tempo de aquecimento da mesa foi bem mais demorado do que esperávamos.

Hotend

  • 200º C: 1 minuto e 10 segundos
  • 240º C: 1 minuto e 33 segundos

Mesa de impressão

  • 60º C: 3 minutos e 34 segundos
  • 80º C: 6 minutos e 56 segundos

Ruído da Impressora

Como a Creality Sermoon V1 se apresenta como uma das impressoras mais silenciosas do mercado, é mais do que válido testar se ela realmente cumpre o que promete.

No site oficial da fabricante consta que a impressora completamente fechada e em funcionamento opera a um ruído de 45 dB e é isso que vamos testar agora:

Ruido-da-Creality-Sermoon-V1

Impressora completamente fechada

  • Ruído de operação normal: 49,9 dB
  • Ruído com as ventoinhas internas ligadas: 53,4 dB

Impressora com a tampa superior aberta

  • Ruído de operação normal: 57,7 dB
  • Ruído com as ventoinhas internas ligadas: 59,5 dB

Vale o comentário aqui que a Creality Sermoon V1 é realmente uma das impressoras mais silenciosas que já testamos por aqui. A título de comparação, a Ender 2 Pro faz um ruido de 59,6 dB enquanto está funcionando.

Suporte de Filamento

Suporte-de-filamento-alternativo-para-a-Sermoon-V1

Um outro imprevisto que tivemos com a Sermoon V1 foi quanto ao tamanho do suporte do carretel de filamento.

O suporte é grande demais para alguns rolos de filamento que temos aqui. Dessa forma, o rolo não entrava no suporte e acabava ficando inutilizado já que não tinha como ser utilizado.

Para resolver esse problema, imprimimos um suporte de filamento que pegamos lá no Thangs e agora conseguimos utilizar qualquer carretel de filamento sem maiores problemas.

Mesa de Impressão

Dicas-Creality-Sermoon-V1

Em casos onde lidamos com impressões muito pequenas e com detalhes de escritas, tivemos alguns problemas com relação a adesão desses pequenos detalhes das peças na mesa de impressão.

Para amenizar esse problema em impressões mais delicadas e complexas, utilizamos a cola bastão que acompanha a impressão para melhorar ainda mais a adesão da mesa. Assim, no caso dessas impressões obtemos resultados bem melhores.

Imprimindo na Creality Sermoon V1: Hora dos Testes Práticos

Usando-a-Creality-Sermoon-V1

E por último e possivelmente um dos itens mais importantes dessa review, veja agora como é imprimir com a impressora 3D Creality Sermoon V1.

Confira abaixo alguns testes de impressões que fizemos por aqui, bem como alguns breves comentários sobre o que achamos da qualidade de cada um dos modelos impressos.

Astronauta

Astronauta-na-Creality-Sermoon-V1
  • Filamento: PLA
  • Tamanho: 12cm
  • Espessura de camada: 0,16 mm
  • Tempo de impressão: 18 horas

O modelo do astronauta vem junto no micro SD fornecido junto com a impressora. A impressão ficou bem detalhada, porém é extremamente demorada pelo tamanho, levando mais de 18 horas para ficar completa.

O modelo que utilizamos foi o que veio fatiado pela própria Creality e os suportes da parte dos pés estavam tão firmes que removê-los chegou a danificar o modelo.

Barco Benchy

Barco-Benchy-na-Creality-Sermoon-V1
  • Filamento: PLA
  • Tamanho: 4cm
  • Espessura de camada: 0,2 mm

O Benchy é um modelo tradicional em testes de impressoras. O modelo saiu bem perfeitinho, apenas apresentou alguns fiapos durante a impressão, o que mostra que a retração pode ser melhor regulada.

Doom Slayer

Doom-Slayer-na-Creality-Sermoon-V1
  • Filamento: PLA
  • Tamanho: 22cm
  • Espessura de camada: 0,2 mm
  • Número de peças: 9 partes

Esse foi o nosso modelo mais alto e complexo que testamos na Sermoon V1, tendo mais de 22 cm e sendo dividido em 9 partes.

O modelo ficou com uma qualidade excelente, é possível observar até os detalhes mais pequenos. A retração na impressão desse modelo foi corrigida, porém os suportes da parte de trás das costas estavam com uma angulação ruim, o que fez o modelo perder alguns detalhes na região.

Cachorro

Cachorro-na-Creality-Sermoon-V1
  • Filamento: ABS
  • Tamanho: 10cm
  • Espessura de camada: 0,2 mm

Primeira impressão em ABS na Creality Sermoon V1. O modelo aderiu bem a mesa de impressão e apresentou bom detalhamento geral, sem fiapos da retração e sem suportes.

Tanque

Tanque-na-Creality-Sermoon-V1
  • Filamento: ABS
  • Tamanho: 7cm
  • Espessura de camada: 0,16 mm

Nosso segundo modelo em ABS, agora com bem mais detalhes. Novamente a impressão ocorreu tudo bem, e como esse teste envolvia uma grande quantia de suportes na parte debaixo do modelo, ajustamos a angulação (para corrigir os problemas que tivemos no Doom Slayer) e os resultados já foram bem melhores: os suportes saíram facilmente e a impressão ficou com maior detalhamento.

Urso

Urso-na-Creality-Sermoon-V1
  • Filamento: PLA
  • Tamanho: 14,5 cm
  • Espessura de camada: 0,2 mm

Testamos a impressão desse urso sendo ele completamente oco e sem preenchimento. Aumentamos a velocidade da impressora e pelo resultado final, notamos que por mais que tenhamos conseguido diminuir o tempo de impressão aumentando a velocidade, perdemos um pouco na qualidade geral do modelo.

Impressões flexíveis

  • Filamento: PLA
  • Tamanho: 12,5 cm (polvo), 6 cm (besouro) e 13 cm (tartaruga)
  • Espessura de camada: 0,2 mm

E por último, testamos alguns modelos flexíveis. A tartaruga vem junto no cartão SD da Sermoon V1 e nela testamos fazer a troca do filamento no meio da impressão onde tudo ocorreu normalmente.

Achamos interessante sempre testar essas impressões flexíveis por conta da complexidade e precisão que os elos devem ter para que o modelo fique realmente “articulado”.

Concorrentes

Temos disponíveis duas versões da Creality Sermoon V1, a versão normal que é a que recebemos para teste e uma versão Pro, que conta com alguns diferenciais.

Dentre seus diferenciais, a V1 Pro inclui a adição de uma câmera para possibilitar o acompanhamento remoto das suas impressões através do aplicativo Creality Cloud e também a adição de um sensor na porta para pausar a impressão e resfriar o bico caso a porta seja aberta enquanto estiver funcionando.

Outros concorrentes que gostaríamos de citar nessa faixa de preço são:

Veredito Final

A Creality Sermoon V1 é uma impressora 3D super prática, silenciosa e eficiente, que serve perfeitamente para usuários iniciantes que estejam começando a sua jornada na impressão 3D.

Além disso, a adição da nova extrusora e a inclusão de LEDs na cabine de impressão são pontos bem interessantes que elevam a qualidade da impressora e melhoram a sua utilização.

Os pontos mais negativos da Sermoon V1 sem dúvida são o seu preço relativamente caro e o pequeno volume de impressão.

Contudo, se esse modelo se encaixar no seu orçamento e você não tiver a necessidade de imprimir peças grandes, a Creality Sermoon V1 é para você. Mas caso esse não seja o seu foco e esteja em busca de uma impressora mais top de linha e na mesma faixa de preço, recomendamos voltar os olhos para a Creality Ender 3 S1.

Para ficar por dentro de todas as novidades da Creality, não deixe de seguir eles no Instagram e no Facebook.

Giordano Berwanger
Criador de Conteúdo
Especialista em:
Tecnologia em geral
Notebooks
Celulares
Formação acadêmica:
Engenheiro de Computação pela UTFPR
Engenheiro de computação apaixonado por tecnologia e especialista em gadgets. Além de criar conteúdo informativo, ele também faz reviews de produtos em diversas plataformas como Instagram, YouTube e TikTok. Com um amor genuíno pelo que faz, Giordano se destaca não apenas em sua expertise técnica, mas também em sua vontade de ajudar os outros. Fora do âmbito profissional, ele é um entusiasta de tênis de mesa e jogos de tabuleiro. Sua abordagem engajada e apaixonada o faz um comunicador eficaz no mundo tech.
Deixe um comentário