Início / Eventos / Semana do Consumidor: Tudo Sobre o Evento

Semana do Consumidor: Tudo Sobre o Evento

O Dia do Consumidor é Comemorado todos os anos na Quarta-feira da semana do dia 15 de Março, desde 1985. Assim como a Black Friday, trata-se de um super evento de promoções e descontos que chega a durar uma semana aqui no Brasil. Trata-se de uma excelente oportunidade de comprar os mais diversos itens a preços realmente muito abaixo do mercado. Nesse artigo trouxemos algumas informações sobre a semana do consumidor pra você saber mais sobre a data aqui no Brasil. Confira! 

Melhores Ofertas de Tecnologia na Semana do Consumidor

História do Dia do Consumidor? Por que Comemorar?

A data foi criada pelo ex-presidente dos Estados Unidos, John Kennedy, quando ainda estava no cargo. Trata-se de um momento tão importante do calendário que  foi reconhecida até mesmo pela ONU como uma excelente maneira de conscientizar tanto clientes quanto lojistas e vendedores em geral em relação aos direitos do Consumidor.

  • O Amazon Day que acontece em Julho é a versão brasileira de uma promoção global ofertada pela Amazon cujo nome é Amazon Prime Day onde produtos de diversas categorias se encontram com descontos excepcionais.
  • A Black Friday vem, ano após ano, ganhando atenção dos consumidores brasileiros. Isso porque a data reúne as melhores promoções do mercado nos mais diversos ramos.
  • Não podemos esquecer do Dia das Crianças é um dia que movimenta muito o mercado o que faz com que ainda mais produtos cheguem às prateleiras e mais dúvidas encham as cabeças dos adultos.

No Brasil, um site de busca de preços foi o primeiro a comemorar a data.  Acontece que a campanha fez tamanho sucesso que nós não comemoramos o Dia do Consumidor, mas a Semana do consumidor.

Atualmente, a Semana do Consumidor funciona como uma semana de conscientização e proteção dos direitos do consumidor. Porém, mais do que isso a Semana do Consumidor também funciona como uma excelente semana para aquecer o mercado, trazendo as mais diversas oportunidades para quem busca comprar melhor e mais barato.

Por que Aproveitar a Semana do Consumidor?

Em 2020 a semana do consumidor será comemorada de 9 a 15 de Março. Este será o sétimo ano consecutivo que diversas marcas entram em clima de comemoração e aderem a Semana.

Com toda essa movimentação do mercado, é claro que o consumidor é quem deverá sair ganhando.  Isso porque durante a Semana do Consumidor, as mais diversas lojas buscam atrair o público para consumir sua marca e para fortalecê-la.

Nesse sentido, são oferecidos os mais diversos produtos a preços que podem chegar a menos da metade do que é praticado em outras épocas do ano.

Porém, mais do que isso, a data também é utilizada para fortalecer a credibilidade das marcas na visão do usuário. Sendo assim, é um momento bastante interessante para entender quais marcas de fato conseguem arcar com a gigantesca movimentação do mercado.

Isso quer dizer: é o momento ideal para escolher bons produtos, a preços que podem ser incrivelmente baixos e ainda receber um atendimento fora do comum, já que marcas realmente sérias estarão preparadas para o aumento da procura.

Guia de Compra: Dicas de como Aproveitar Melhor a Semana do Consumidor

Para aproveitar com mais tranquilidade cada uma das oportunidades que você encontrará na Semana do Consumidor, é importante estar atento. Uma vez que o fluxo de movimentações nas lojas cresce exponencialmente nessa data, é importante checar alguns dados e ficar atento para não cair em golpes. Confira algumas dicas que trouxemos para que você possa fazer suas compras com tranquilidade.

Cuidado com Preços Baixos Demais

Embora estejamos falando de uma semana voltada quase que exclusivamente a oferecer promoções ao clientes, preços muito baixos podem ser motivo para desconfiar.

Para entender melhor se os preços estão de fato muito abaixo do normal, é importante estar de olho neles durante todo o ano. Se não é o caso, o que pode ajudar na sua proteção como consumidor é buscar por lojas que já são reconhecidas no mercado.

Fique Atento com as Lojas Escolhidas

É comum que nessa época do ano diversas lojas online pequenas busquem crescimento e visibilidade a partir de promoções inacreditáveis. De fato, essa é uma excelente estratégia que traz vantagens tanto para o consumidor quanto para o lojista.

Não é porque a loja não faz parte da grande cadeia de lojistas do varejo que não é possível confiar nela, mas é preciso ter cuidado.

Trata-se de uma data que também pode ser usada por oportunistas para pegar o consumidor despreparado. Uma prática comum é o uso de propagandas em redes sociais que levam o consumidor a sites idênticos aos sites de lojas populares como Amazon, Americanas e Submarino, mas que são sites falsos. Neles, o consumidor é apresentado a uma falsa promoção imperdível que muitas vezes chega a 80% do valor do produto e acaba comprando.

Uma maneira de se proteger dessa prática é sempre estar atento ao endereço do site. Lojas como a Amazon possuem seus próprios domínios como “www.amazon.com”, endereços parecidos porém modificados, como “www.amazon-lojas.com” ou “www.lojasamazonbrasil.com”, junto à promoções inacreditáveis, são motivos suficiente para que você desconfie.

Pesquise a Credibilidade das Lojas em Sites de Reclamações

Uma outra maneira de se proteger durante a semana do consumidor é pesquisando sobre as lojas. Existem hoje diversos sites conhecidos popularmente que podem ser utilizados para que você tenha acesso à opinião de compradores. Nesses sites, os próprios consumidores relatam problemas com as marcas, que respondem aos relatos.

Os próprios sites reúnem informações como o número de reclamações, os número de reclamações resolvidas e o nível de satisfação do cliente com a loja.

Observando de perto quais as reclamações e os elogios que a empresa recebe de outros clientes fica muito mais fácil entender a credibilidade e a seriedade da marca. Dessa forma, você poderá se proteger de lojas que já têm em seu histórico uma série de problemas com outros clientes.

Conclusão

A Semana do Consumidor é um gigantesco evento para o comércio brasileiro.

Certamente você se deparará com uma série de promoções exclusivas que poderão ser a grande oportunidade do ano de conseguir descontos inacreditáveis.

Só não se esqueça de ficar atento com a sua segurança e com a segurança de seus dados bancários.

Para tanto, busque lojas confiáveis e procure saber sobre a experiência dos usuários nos candidatos a sites de compras.

Não se esqueça de visitar o Geek 360 também durante a Semana do Consumidor. Nossa equipe estará de olhos nas melhores promoções e oportunidades para trazer informações de diversos produtos de tecnologia para você.

Durante toda a semana, traremos novos artigos para te ajudar a escolher os melhores produtos e as melhores ofertas.

Sobre o Autor: Giordano Berwanger

Estudante de Engenharia de Computação que convive e aprende cada dia mais com a tecnologia, adora ajudar os outros e está sempre tentando dar o melhor de si. Co-fundador do Geek360 e programador, que acima de tudo, é apaixonado pelo que faz.

Deixe um comentário