Início / Gamer / Consoles / PC Gamer ou Console: Qual a Melhor Opção?

PC Gamer ou Console: Qual a Melhor Opção?

Se você se interessa por jogos, é normal que tenha a dúvida sobre se vale mais a pena adquirir PC Gamer ou console.

Nos últimos tempos, cada uma dessas opções passou por evoluções e ganhou recursos avançados que maximizam as experiências.

Isso deixa a escolha cada vez mais complicada. Por isso, você precisa conhecer as maiores vantagens e desvantagens de cada um deles para conseguir fazer a escolha que melhor se adapta às suas necessidades e expectativas.

Para te ajudar, esse guia está repleto de informações importantes que você precisa conhecer para fazer a melhor compra.

Sendo assim, acompanhe os próximos tópicos em detalhes e, ao final, você estará pronto para escolher entre um dos melhores PC Gamer ou um dos melhores consoles.

Por onde começar para escolher entre um PC Gamer ou Console?

A discussão sobre a escolha entre PC Gamer ou console de videogame é antiga e muito comum entre as pessoas que gostam de jogos.

E realmente não é tão simples chegar a uma conclusão que deixe todas as pessoas satisfeitas. Isso porque os dois produtos possuem uma série de vantagens e desvantagens que devem ser considerar.

E é justamente essa análise que deve ser feita de um ponto de vista pessoal. Isso torna a questão subjetiva e totalmente dependente das possibilidades e necessidades de cada indivíduo.

O orçamento, por exemplo, é um ponto relevante nesse caso, mas saiba que existem sempre diversos lançamentos para pessoas com todos os tipos de perfis.

Fato é que cada vez mais os games estão melhores e, possuem gráficos e recursos mais avançados.

Então, os computadores e consoles precisam evoluir também para acompanhar essas transformações intensas.

Além da capacidade de processamento gráfico, a versão do sistema operacional faz toda a diferença, de modo que se tenha à disposição diversos recursos.

Além disso, o bom funcionamento dos games vai depender também de uma conexão de qualidade com a internet, visto que muitos deles funcionam online.

Mas com cada vez mais adeptos aos games, a indústria se esforça para acompanhar as necessidades dos consumidores e as demandas do mercado.

Com isso, cada vez mais surgem alternativas interessantes que dificultam a escolha entre PC Gamer ou console.

Por isso, para conseguir fazer a escolha certa, você precisa ter um bom nível de profundidade nesse assunto e conhecer bem os produtos e recursos disponíveis. Os próximos tópicos vão te ajudar com isso.

Maiores vantagens de comprar um console de videogame

Se você está em dúvidas sobre comprar um PC Gamer ou console de videogame, precisa conhecer as principais vantagens de cada um.

Então, vamos começar falando sobre o console de videogame, ok?

Primeiramente, você precisa considerar a facilidade de uso dos consoles. Como eles são projetados especificamente para jogos, são mais simples de usar para essa finalidade.

Além disso, eles não possuem atualizações complexas como acontece com os PC Gamer. E a maioria dos seus amigos provavelmente possui um console. Sendo assim, é mais fácil conseguir organizar uma jogatina com os seus melhores amigos.

Além disso, os consoles custam bem menos do que um PC Gamer. Por outro lado, eles são dedicados e não possuem tantas funcionalidades quanto os computadores.

A maioria dos jogadores assíduos prefere adquirir um console, sobretudo pela sensação de ter um controle de verdade em mãos.

Além disso, para a maioria das pessoas, passar horas jogando no sofá é bem mais agradável e confortável do que ficar sentado na frente do computador em uma cadeira.

Outro ponto extremamente relevante a favor dos consoles de videogame, é que existe uma enorme variedade de jogos exclusivos. Inclusive, muitos deles possuem altíssima qualidade e são altamente renomados.

Fatores secundários sobre os consoles de videogame

Existem ainda outros fatores que são importantes para a escolha entre PC Gamer ou console de videogame.

Se você costuma convidar os seus amigos para irem até a sua casa para jogar, isso pode ser bem mais simples se você tiver um console.

Isso porque é bem mais fácil distribuir controles e encontrar espaço no sofá do que ter que dividir um teclado de computador e uma cadeira de escritório.

Além disso, os consoles de videogame atualmente possuem recursos de sensor de movimento, que te permitem aproveitar alguns momentos de diversão para praticar atividade física.

Outro ponto interessante é a possibilidade de pagar por assinaturas que proporcionam outras opções bastante interessantes para os usuários.

Fácil instalação e manutenção são outros pontos que você deve considerar se estiver em dúvida entre PC Gamer ou console.

Por mais que os consoles não tenham tantos recursos quanto os computadores, os modelos mais recentes possuem aplicativos de streaming, internet e música.

Embora os custos relativos de PC Gamer e console de videogame sejam discutíveis, geralmente os consoles custam menos e, além disso, os mais novos podem ser usados ​​para transmitir filmes, programas de TV e música.

Mas provavelmente o fator mais importante nos consoles é realmente o preço. Isso porque os PC Gamer realmente bons são muito caros e não estão ao alcance de todos.

Vantagens que justificam a compra de um PC Gamer

Apesar de os consoles de videogame serem específicos para quem adora os melhores jogos, os PC Gamer são a melhor alternativa para quem busca uma excelente qualidade gráfica.

Isso porque existem muitas opções que possuem resolução 4k, além de outros recursos que são bem mais eficientes em computadores.

Além disso, é inegável que os computadores são muito mais versáteis do que os consoles de videogame.

O PC Gamer tem ótimas configurações para conseguir rodar os seus jogos favoritos, mas isso confere a ele uma alta capacidade também de executar materiais de estudo, trabalho e entretenimento.

Além disso, os PCs gamer são altamente personalizáveis, permitindo assim que você o adeque de acordo com as suas demandas.

A qualidade visual também é muito superior, e os periféricos são mais precisos, proporcionando uma experiência mais prazerosa.

E não se pode desconsiderar que é possível modificar os seus jogos da forma como desejar.

Nos computadores os recursos são mais avançados

Computadores gamer ou um console de videogame, qual comprar?

Para conseguir escolher entre um PC Gamer ou console, você precisa ter em mente o que realmente deseja.

Se o seu foco é em recursos avançados, a melhor opção é um computador. Isso porque eles são mais adequados para quem busca por games mais competitivos.

A maioria dos jogos que existem hoje, por exemplo, não apresentam limite de FPS (Frames per Second).

Com isso, é possível aproveitar melhor os recursos dos monitores de 144Hz. Isso proporciona um tempo de resposta bem superior, além de fluidez bem superior em relação aos consoles.

Outro ponto bem relevante nesse caso, é a possibilidade de substituir bem mais facilmente os componentes no caso dos PC Gamer.

Assim você pode aproveitar melhor os jogos, pagando bem menos do que um novo console custaria.

Além disso, para quem entende muito sobre computadores, é possível fazer um “overclocking“. Ou seja, alterar as configurações de algumas peças, visando um melhor desempenho.

Por fim, vale mencionar que existem muitas marcas e modelos de PC Gamer, com configurações bastante variadas.

Assim, o comprador tem a possibilidade de escolher um que tenha as características específicas que ele procura. Isso inclui controles, mouses, teclados e fones.

O que é mais importante nos PC Gamer?

Muita gente decide por montar um PC Gamer, pois isso dá uma maior possibilidade de personalização. Mas existem também modelos já prontos, que custam menos.

Por isso, ao decidir investir em um computador você deve pensar em quanto dinheiro está disposto a gastar com isso.

Mas você jamais pode deixar de lado a escolha de alguns componentes essenciais, como:

  • GPU: a unidade de processamento gráfico é responsável pelas informações dos jogos nas imagens que você visualiza no monitor;
  • Memória RAM: é a mais importante porque fica responsável por armazenar as informações que estão sendo usadas. Principalmente para games mais pesados, a capacidade deve ser elevada;
  • Disco rígido ou Solid State Drive (SSD): responsável pelo armazenamento de informações permanentes de arquivos, aplicativos e jogos.

Uma lista de prós dos consoles

Consoles

Até aqui você viu algumas informações que devem te ajudar a decidir entre PC Gamer ou console. Mas se você ainda está em dúvidas, precisa conhecer os principais prós.

A primeira questão que coloca os consoles à frente dos PC Gamer é a compatibilidade. Os consoles modernos conseguem rodar jogos mais antigos sem problemas. Isso vale inclusive para o Xbox Series S/X e para o Playstation 5.

Os videogames também são muito mais práticos, visto que basta conectar ele a uma televisão, por exemplo, para começar a jogar.

Não precisa instalar softwares, fazer download de arquivos e nem depender da compatibilidade em relação a algumas configurações.

Mas se você não está convencido, veja uma lista com mais vantagens:

  • Muitos jogos exclusivos para consoles;
  • É bem mais cômodo jogar na televisão;
  • É possível levar o seu console para onde você quiser;
  • Os consoles de videogame são muito silenciosos;
  • O preço é bem menor em relação a um PC Gamer específico;
  • O gasto de energia é bem menor;
  • É mais fácil reunir os amigos para um campeonato no videogame.

Veja aqui as principais diferenças entre o PS5 e o Xbox Series X!

Quais fatores considerar nessa decisão?

PC Gamer ou Console

Se você está em dúvidas sobre escolher um PC Gamer ou console, precisa considerar primeiramente o bom aproveitamento do jogo.

Mas essa não é uma decisão simples porque você precisa considerar várias questões. Orçamento, características técnicas, desempenho e outras questões são fundamentais.

Veja a seguir os principais fatores a considerar nessa escolha.

Defina um orçamento

O mundo dos games é incrível, mas é inegável que as coisas são muito caras. Por isso, é fundamental levar o orçamento em consideração para escolher se vale mais a pena um PC Gamer ou console.

No caso dos consoles de videogame, você deve observar o preço do equipamento escolhido e, também, dos jogos de que mais gosta.

Em contrapartida, no PC Gamer isso vai bem além. Existe uma enorme quantidade de aparelhos disponíveis, com recursos diferenciados.

Você pode até decidir por construir o seu próprio PC Gamer, mas isso demanda a escolha de vários componentes e de muito conhecimento técnico.

Não dá para afirmar plenamente qual dispositivo é mais econômico e qual é mais dispendioso. Mas certamente se você optar por um PC Gamer top de linha, com certeza ele vai custar bem mais do que os consoles comuns.

Nível de habilidade necessário

O nível de habilidade necessário é um ponto importante a se considerar. No caso dos jogadores que usam computador, é preciso ter bem mais habilidades.

Ou seja, jogar em um console é muito mais simples e intuitivo. Além disso, não é necessário fazer um monte de atualizações e configurações, como acontece no PC Gamer.

Você precisa escolher entre diferentes tipos de PC Gamer ou Console

Independentemente de escolher um PC Gamer ou console, você deve selecionar o tipo que mais combina com as suas demandas.

Escolher um console de videogame é mais fácil, pois basicamente você precisa selecionar uma marca e um modelo que goste mais.

Por mais que existam algumas opções, elas são bem mais limitadas do que aquelas que existem para os computadores.

Quando se fala em PCs para jogos, a maior parte das pessoas logo começa a imaginar uma mesa com um computador grande, cheio de periféricos e acessórios conectados.

No entanto, é preciso lembrar que atualmente já existem muitos notebooks que possuem configurações avançadas e que rodam até os games mais avançados com muita eficiência.

Mesmo assim, os desktops ainda são a principal escolha do público gamer. Isso porque é mais fácil encontrar modelos com recursos e a potência necessária para rodar os games mais pesados.

O que acontece nos laptops é que a CPU e a GPU sofrem um esforço muito grande e, é preciso lembrar que elas ficam em uma placa reduzida.

É claro que você pode utilizar uma placa gráfica externa, mas nesse caso é preciso fazer um investimento adicional que geralmente tem custo muito elevado.

Existem ainda as limitações de largura de banda. Ou seja, os laptops com uma GPU externa não são tão eficientes quanto um desktop, mesmo que ele possua a mesma GPU.

De qualquer maneira, pessoas que buscam por um produto portátil devem priorizar pela escolha de um notebook.

Saiba quais são os tipos de PC Gamer

PC-Gamer

A melhor parte de investir em PCs gamer é a possibilidade de ajustar o produto às suas principais necessidades.

Por isso, existem algumas subdivisões desses produtos. Veja quais são as principais:

Nível básico

Esses são computadores com configurações básicas, que conseguem rodar apenas os jogos mais simples.

Se você tentar rodar um game mais complexo e pesado nesse equipamento, provavelmente terá dificuldades.

Se você estiver pensando em investir em um PC desse tipo só para jogar, é melhor gastar o seu dinheiro com um console de videogame.

Mid-range

Aqui temos um bom equilíbrio considerando o preço, a durabilidade do produto e o seu desempenho.

Por isso produtos assim são para os jogadores que querem levar o assunto dos jogos a sério. Mas, também é preciso preparar o bolso, porque o investimento pode chegar a quase R$8 mil para um equipamento mais completo.

High-end

Os PC Gamer high-end são bem caros e estão ao alcance de poucas pessoas. Mas em compensação, eles são altamente eficientes e possuem ótimo desempenho até nos jogos mais complexos.

Além disso, com configurações modernas e sofisticadas, vai demorar bastante tempo para você precisar substituir os seus componentes.

Entusiasta

Essa é a maior faixa que se pode alcançar, sendo destinada a jogadores que queiram investir alto.

Mas deve-se dizer que aqui os jogadores gastam entre R$ 15 e 20 mil para ter uma máquina que consiga ter um desempenho como o de um console de videogame.

Mesmo assim, existem muitos jogadores que são adeptos desse tipo de tecnologia e não abrem mão de ter um computador especial, com os recursos mais incríveis que se pode imaginar.

Geralmente aqui a experiência fica acima de qualquer coisa, bem como a verdadeira paixão por jogos para computador e os acessórios disponíveis.

Conclusão: afinal, vale mais a pena investir em um PC Gamer ou console?

Finalmente você chegou ao final deste artigo tão enriquecedor, cheio de informações primordiais para a escolha entre um PC Gamer ou console.

Então, você deve estar se perguntando sobre qual é a conclusão. Afinal, qual dos dois vale mais a pena.

Bom, isso vai depender das suas necessidades, possibilidades e, é claro, do seu gosto pessoal. Primeiramente, você precisa analisar quais são os jogos de que mais gosta.

Além disso, avalie o orçamento disponível e o tipo de experiência que você prioriza. Leve em conta tudo o que você aprendeu aqui.

Se for preciso, liste as vantagens e desvantagens de cada modelo para você. Assim será mais fácil decidir entre PC Gamer ou console.

E não esqueça de contar para a gente qual é a sua escolha.

Sobre o Autor: Tiago Dantas de Medeiros

Administrador de Empresas, Pós graduado em Gestão da Produção, Consultor Empresarial, Especialista Lean Six Sigma, Segurança do Trabalho. É entusiasta em tecnologia e inovação, ama ler e se dedica a atividade de redator há mais de 2 anos.

Deixe um comentário