Guia de Compra: Como Escolher um Notebook em 2020

Escrito por | Atualizado em

Os notebooks têm se tornado cada vez mais uma ferramenta essencial na vida de qualquer pessoa. Seja para trabalhar ou para se divertir, o equipamento traz uma série de possibilidades que um celular ou tablet não consegue trazer. 

Porém, a tarefa de como escolher um Notebook de qualidade nem sempre é fácil, pois depende principalmente de qual será seu uso. Quem trabalha com notebooks pode precisar de um aparelho extremamente potente, já quem busca um notebook para estudar, não vai precisar de tanto desempenho.

Para medir o desempenho total do notebook é preciso conhecer um pouco de suas características internas, e é aí que grande parte dos usuários se confunde. 

Para ajudar você confira esse artigo exclusivo de como escolher um notebook. Nele você vai saber mais sobre as principais características dos notebooks e vai poder entender melhor quais são ou não necessárias para o seu uso. Confira!

Sistemas Operacionais

Os sistemas operacionais são apenas um dos pontos a serem levados em consideração no momento da escolha do PC. Ele determina, entre outras coisas qual a interface em que o usuário trabalhará. Atualmente existem três no mercado brasileiro que se destacam entre os consumidores.

MacOS

Mac

O Mac é o sistema operacional desenvolvido pela Apple para os notebooks da marca. Ele se destaca por seu design extremamente limpo e intuitivo. Além disso, ele se destaca por sua estabilidade e segurança dos dados. 

Uma facilidade que os Macs trazem são a grande variedade de programas gratuitos que têm excelente qualidade e auxiliam em diversas tarefas do dia a dia. Não é necessário adquirir uma licença para usar esses programas. Dentre eles estão o GarageBand (editor de áudio), o Pages (editor de textos), o Keynotes (apresentação) e o Numbers (Software de planilhas). 

Windows

Windows

O Sistema Operacional Windows é o mais utilizado no mundo todo. Trata-se de um sistema instalado em mais de 80% dos computadores do mundo. Ele tem sido atualizado constantemente, corrigindo bugs e pequenas falhas. 

É bastante simples de usar, sua interface não é tão intuitiva mas não se trata de um sistema operacional difícil de ser utilizado. Roda grande maioria dos programas com bastante facilidade. 

Uma das grandes vantagens de optar por um windows é que, sabendo da preferência mundial por ele, as principais marcas de componentes optam por desenvolver equipamentos compatíveis com esse sistema. Sendo assim, componentes como placas de vídeo, SSDs e até mesmo teclados, mouses, headphones, dentre outros são facilmente encontrados. Além disso, é possível encontrar esses componentes nos mais diversos preços. 

Chrome OS

Chrome OS

O Chrome OS é uma excelente tentativa da Google de popularizar a computação em nuvem. Para tanto ela desenvolveu esse sistema operacional que é pensado para que grande parte das funções de uso do notebook sejam feitas diretamente na nuvem. 

Uma das grandes facilidades desse sistema é que ele é extremamente leve quando comparado com o Mac e o Windows. Dessa forma, não é preciso de muitas especificações de hardware para rodar o Chrome OS, o que torna o notebook mais simples e leve. 

Outra facilidade é sua interface extremamente limpa e intuitiva. Com ela, é possível utilizar o notebook com muito mais facilidade do que um Mac ou Windows. 

Ele também é um sistema compatível com Android. Dessa forma, é possível utilizar todos os aplicativos Android diretamente no notebook, o que é excelente para o usuário médio que precisa dos aplicativos para o dia a dia mas não quer utilizar o celular a todo momento. 

Tipos de Notebook

Tipos de Notebooks

Além dos sistemas operacionais existem também diferentes tipos de notebooks. Eles são distribuídos em notebooks premium, notebooks intermediários, notebooks 2 em 1 e notebooks gamers. Essa divisão é feita principalmente em relação ao desempenho deles. Confira algumas características desses notebooks.

Notebooks Premium

Os notebooks premium são uma classe de notebooks que costuma ter desempenho elevado, normalmente bastante acima da média. São indicados principalmente como notebooks para trabalho, para quem trabalha com edição de foto e vídeo ou com qualquer software que exija muito do computador é o ideal optar por um notebook premium. Para quem precisa de um notebook mais compacto porém ainda assim poderoso poderá optar por ultrabooks

Outros dois fatores que também entram nas características de um notebook premium é o acabamento e a existência do SSD. 

Quando ao acabamento, notebooks premium costumam trazem um design mais elegante, acabamento em metal, teclado mais sutil e estrutura toda mais fina e leve. 

Já em relação à memória,  é comum ver notebooks com ssd na categoria dos premium para evitar que o usuário se preocupe com a memória do notebook. 

Notebooks Intermediários

Já os notebooks intermediários são uma categoria mais voltada a quem faz uso para tarefas do dia a dia que não requerem muito desempenho, como cuidar de planilhas, analisar gráficos, fazer pesquisas na internet ou mesmo editar textos. Nesse sentido são excelentes notebooks para estudantes.

Mesmo dentro dos intermediários é preciso estar atento com o preço de mercado do notebook. Isso porque é possível que ele traga elementos desnecessários para o seu uso. Os chromebooks são uma excelente opção nessa categoria uma vez que ao cotar seu custo benefício é fácil de perceber que se trata de um notebook que entrega muito desempenho pelo valor de mercado. 

Notebooks 2 em 1

Os notebooks 2 em 1 são uma outra categoria de notebooks muito procurada principalmente por quem busca portabilidade. Quem precisa estar sempre com o notebook à mão mas não pode carregar algo pesado, acertará em cheio ao optar pelos 2 em 1. Também se trata de uma excelente opção caso você precise utilizar o notebook em momentos estratégicos, já que ele pode se portar tanto como notebook quanto como tablet. Falamos mais sobre os notebooks 2 em 1 nesse artigo, vale a pena a leitura.

Notebooks Gamers

Uma terceira categoria de notebooks que tem se popularizado nos últimos anos são os notebooks gamers. Pensados para trazer o melhor desempenho para quem gosta de games, esses notebooks trazem um misto de boa memória, bom processador e boa placa de vídeo, capaz de melhorar algumas características essenciais para um boa jogatina como por exemplo a taxa de resposta e a taxa de atualização da tela. 

Dos gamers iniciantes aos profissionais, certamente optar um notebook especializado em games faz total diferença no desempenho. Além disso, quanto mais um notebooks tiver especificações gamers, maior a quantidade de games que ele será compatível.

Especificações Técnicas

Especificações Técnicas: Tudo que Você Precisa Saber

Além de saber sobre marcas e tipos de notebook, é preciso também saber especificações técnicas. Com elas é mais fácil saber como escolher um notebook de qualidade e ideal para você.

Processador

Para uma tarefa como escolher um notebook, uma das especificações técnicas necessárias é o seu processador. Assim como todas as especificações, sua escolha dependerá sempre se o seu uso será mais intenso, com softwares complexos e exigentes ou para tarefas diárias simples.

No mercado atualmente, as duas grandes marcas de processadores são a Intel e a AMD. Apesar de parecer pouca opção no mercado, elas possuem linhas de processadores que variam desde peças mais simples até as mais poderosas.

A AMD é uma marca que divide seus processadores em modelos Athlon e Ryzen. O primeiro, no geral, é indicado para tarefas simples, já o segundo possui ótimos modelos para gamers, por exemplo. Da mesma forma, a Intel também possui uma divisão que consiste em Celeron e Pentium, sendo o primeiro para máquinas mais simples.

Dentro de marca é possível encontrar outras variações, como, por exemplo, a categoria de Core (i3, i5, i7 e i9) da Intel ou Ryzon 3, 5 e 7 da AMD. Da mesma forma, também é possível separar os processadores em geração. Quanto maior for esses números, mais avançado será a tecnologia do seu processador e maior será o seu desempenho. 

Se você deseja ir mais afundo nas características dos processadores, ainda é possível analisar a quantidade de núcleos, cache e velocidade de clock. Para isso confira esse ótimo artigo que fizemos sobre os processadores para PC, processadores para gamers e os processadores da Intel.

Placa de Vídeo

Já a placa de vídeo ela é um componente responsável por controlar diversas funções relacionadas a exibição de vídeo na tela do notebook. Nesse sentido, se você pretende utilizar seu notebooks para gamers, softwares de edição gráfica ou 3D é muito importante que você tenha uma placa de vídeo de qualidade e dedicada. Já as placas integradas são normalmente mais simples, para usos comuns.

As marcas mais conhecidas no mercado das placas de vídeo são a NVIDIA e AMD. Apesar de terem muitas coisas em comuns, o modo de trabalho dessas placas são diferentes. Além disso, existem questões de clock, overclock e memória que também devem ser bem pensadas. Por isso, é muito importante pesquisar sobre o funcionamento das melhores placas de vídeo.

Áudio

Se você é uma pessoa que trabalha com música ou gosta de ver filmes e se importa com um áudio de qualidade, não deixe de avaliar também essa questão. Apesar de não ser muito discutido e também não haver grandes variações de qualidade de áudio, existem alguns modelos mais inferiores.

Procure sempre por notebook com boa reprodução de graves e agudos. Isso porque é nos extremos onde é possível identificar sua qualidade. Além disso, também é importante verificar o volume alcançada pelo notebook, já que alguns modelos são bem abaixo da média.

Memória RAM

A memória RAM de um notebook é muito importante de ser analisada por aqueles que querem utilizá-lo de maneira mais complexas, com vários softwares ou janelas ao mesmo tempo. Isso porque é a partir dela que o notebook conseguirá fazer o carregamento com mais ou menos rapidez e travamentos.

De modo simplificado, quem deseja utilizar um notebook para poucas atividades, uma memória RAM de 8GB já se mostra o suficiente. Entretanto, se o seu uso for intenso, procure por notebooks com 16 GB de memória ou que possuam local para instalação extra posteriormente.

Armazenamento

Outra característica a ser analisada é a quantidade de armazenamento do seu notebook. Quando se trata do HD rígido padrão dos notebooks, é possível encontrar máquinas com diversas quantidades de armazenamento, desde 500 GB até mesmo 2TB. De maneira geral, notebooks com 1TB conseguem armazenar muitos arquivos e serem bem eficazes para muitas pessoas. É importante frisar também que diversos notebooks não permitem o acréscimo de memória interna posterior, somente através de compra de memórias externas. Por isso, veja bem qual será o seu uso para evitar futuros transtornos e gastos.

Além desse tipo de armazenamento, existem outros dois, são eles o SSD e o HD Híbridos. Apesar de terem um custo mais alto, eles são ótimas opções para quem quer aumentar ainda mais o armazenamento e tornar o notebook mais rápido.

Bateria

Por fim, não deixe também de analisar a bateria, principalmente se você é aquele usuário que não está sempre ao lado de uma tomada. Optar por aparelhos que tem maior duração de bateria e menor tempo de carregamento é o ideal.

Entretanto, se você é uma pessoa que utiliza o notebook em casa, escritório ou em espaços que não necessite de muita bateria é mais interessante investir em outros aspectos do notebook.

Conclusão

Conhecendo todas essas características e dicas de como escolher um notebook, fica muito mais fácil acertar em cheio no melhor para você. Lembre-se sempre de pesquisar bastante antes de escolher uma máquina.

Apenas dessa forma você vai conseguir garantir que as especificações da máquina escolhida vão ser suficientes para o uso que você pretende fazer do notebook. Além disso, uma boa pesquisa pode te poupar de acabar investimento a mais por alguma especificações que não será utilizada. 

Sobre o Autor: Elemar Berwanger

Formado em Administração com vários anos de experiencia na área de implantação de sistemas. Co-fundador do Geek360 e Redator Chefe, apaixonado pela tecnologia e buscando sempre ajudar os outros.

Deixe um comentário